Dor na ATM?

Você sente dor para mastigar? “Escuta” alguns estalos na boca? Sabe o quê pode ser isso? Uma disfunção têmporo-mandibular (DTM)!

Quando nos alimentamos, falamos ou realizamos qualquer movimento com a boca, a articulação responsável por realizar estes movimentos é a articulação têmporo-mandibular (articulação que une o osso temporal e a mandíbula).

Porém quando a pessoa apresenta um mal alinhamento dentário (até mesmo falta de dente), ocorre um desequilíbrio muscular e consequentemente uma sobrecarga nos músculos e na articulação, fato este, que normalmente desencadeia estalidos e dor. Os estalidos que normalmente os indivíduos que sofrem de DTM escutam, é devido uma lesão no disco articular (disco que reveste a articulação), veja na foto a seguir:

atm

Outro motivo pelo qual as dores na articulação têmporo-mandibular podem desenvolver, é através de alterações posturais da coluna cervical. Esta alteração da postura da coluna cervical, altera a biomecânica dos movimentos da cabeça e sobrecarrega os músculos desta região, que por consequência também geram cargas excessivas nos músculos mastigatórios, deixando-os tensos e dolorosos.

A maior incidência desta patologia é em mulheres, com idade entre 20 – 45 anos, mas isso não significa que não afete outras faixas etárias e até mesmo os homens. Os sinais e sintomas de quem sofre de DTM são:

  • Rigidez ou limitação do movimento da boca;
  • Desalinhamento da mandíbula;
  • Fadiga (cansaço) dos músculos mastigatórios;
  • Dor na região da articulação têmporo-mandibular;
  • Dor facial;
  • Zumbidos;
  • Cefaleia;
  • Vertigens.

Reconhecer o fator causal é de fundamental importância para revertermos o quadro doloroso. Na fisioterapia muitos recursos são utilizados, entre eles técnicas de liberação miofascial, que visa “relaxar” os músculos contraturados; mobilizações articulares, onde o objetivo da aplicação desta técnica é promover analgesia e melhorar o movimento realizado na articulação acometida; eletroanalgesia, para auxiliar no alívio da dor; e laser e ultra-som, recursos que agem de forma direta no combate de processos inflamatórios e na regeneração de tecidos lesionados.

Marco Aurélio Nemitalla Added
Marco Aurélio Nemitalla Added
Fisioterapeuta especialista no trato da coluna. CREFITO - 3/174706 - F Ver Currículo Lattes