Gravidez e dor lombar

A gestação para muitas mulheres é a realização de um sonho; um planejamento de anos para aquele momento mágico. Porém várias gestantes podem apresentar complicações, algumas leves, como por exemplo os famosos enjoos, vômitos, inchaços, etc, mas outras severas, que acabam gerando dores no seu dia-a-dia, como é o caso da dor lombar.

Você sabia que 50% das mulheres têm dor lombar em algum momento durante a gestação? Em aproximadamente 35% das gestantes, a dor lombar poderá ser sentida no período noturno; um grande fator causal para as insônias!

Alguns fatores são apontados para o desenvolvimento da dor lombar durante a gestação, como:

  • Ganho de peso;
  • Abertura da base de apoio;
  • Deslocamento anterior do centro de gravidade do corpóreo.

 

alteracoes-biomecanicas-coluna-gravidez

 

A combinação destes fatores contribuem para o aumento da curvatura da coluna lombar; hiperlordose; fato este, que é um dos principais causadores da dor lombar durante a gestação, além da compressão realizada nos discos intra-vertebrais.

Todas estas alterações desencadeadas durante a gestação não param por aí, cerca de 40% das mulheres ainda permanecem com dor lombar mesmo após o parto.

Devemos ter em mente que a adição de exercícios de fortalecimento dos músculos estabilizadores lombares durante o pré-natal e até mesmo durante a gestação, promovem um aumento da força da coluna lombar além de minimizar os riscos da gestante ter dor. Outros recursos podem ser realizados, como a liberação miofascial, auxilia no relaxamento muscular uma vez que os mesmos se encontram tensos e contraturados.

Se você planeja engravidar ou se já está grávida não espere os dores lombares aparecerem, previne-as.

 

Marco Aurélio Nemitalla Added
Marco Aurélio Nemitalla Added
Fisioterapeuta especialista no trato da coluna. CREFITO - 3/174706 - F Ver Currículo Lattes